TDAH em crianças: como tratá-los durante o parto pelo COVID-19?
No contexto atual, como
conseqüência do confinamento pelo coronavírus, toda a população está
experimentando uma série de emoções com alta intensidade, nervosismo, agitação
ou tensão. Essa situação deixa muitos pais com dúvidas sobre o TDAH em
crianças, como tratá-los e como ajudá-los a gerenciar suas emoções.
O que é TDAH em crianças?
O TDAH é conhecido como
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e é caracterizado pelo aparecimento
inadequado de excesso de atividade motora. Também está associado a dificuldades
em inibir o comportamento impulsivo e manter a atenção, que são gerais em todos
os contextos.
Como o COVID-19 afeta crianças
com TDAH?
A crise do coronavírus não afeta
apenas a população adulta, as crianças também a sofrem e mais aquelas
diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O
confinamento para essas crianças e suas famílias significa não apenas ficar
isolado em casa, mas interromper as ajudas psicopedagógicas, psicológicas e as
atividades esportivas que recebem semanalmente.
Isso pode agravar os sintomas do distúrbio, como:
Distração.
Eu esqueço as coisas necessárias.
Dificuldades nas tarefas
escolares.
Dificuldade para pensar antes de
agir, interromper e se intrometer.
Comportamentos inadequados.
Alguns pais acostumados a lidar
com o TDAH em crianças, que sabem como tratá-las e ajudá-las, podem achar que
as restrições que foram adotadas para combater o coronavírus tornam seus filhos
mais agressivos e mais difíceis de aceitar as regras e as tarefas.
TDAH em crianças: como
tratá-los em tempos de coronavírus
Há muitas famílias que se
perguntam "Como posso ajudar meu filho com TDAH?". A razão é que,
apesar de estar acostumado aos efeitos do TDAH em crianças, saber como
tratá-las nas condições especiais existentes no momento não é tão fácil para
elas. Para mitigar os problemas que você pode enfrentar durante o confinamento,
é aconselhável manter rotinas diárias e estabelecer uma vida saudável para toda
a família, como:
Descanse necessário. Levantar-se
e ir dormir ao mesmo tempo, pois algumas dessas crianças podem ter problemas
para dormir, portanto, é importante continuar mantendo a higiene do sono. Para
facilitar o descanso, eles podem fazer uma atividade mais calma no final do dia
(por exemplo, ouvir música relaxante, um banho quente) (Eddy e Ugarte, 2011).
Higiene. É importante vestir e
manter hábitos de higiene. É hora de reforçarem esses hábitos, como lavar as mãos,
conforme indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2010). Para fazer
isso, você pode jogar o jogo Coronavirus Santana (2020), que consiste em pintar
um coronavírus no torso de cada mão e apagá-lo durante o dia.
Cronograma. Da mesma forma,
estabeleça um cronograma para realizar as atividades da escola. O tempo de
atenção dessas crianças deve ser levado em consideração, pois elas podem gastar
cerca de 15 a 20 minutos realizando tarefas, mas precisam de cerca de cinco ou
dez minutos de descanso (por exemplo, ir ao banheiro, beber água). ...) A
Técnica Pomodoro (citada em Garza, 2016, p. 13) pode ser usada como Innutrition
(2015) indica. Lembre às famílias que, antes do parto, seus filhos tinham ajuda
externa ao realizar tarefas escolares com profissionais externos que eles não
têm agora. Portanto, sua tarefa como pais é acompanhar os filhos na realização
das atividades, mas não conforme necessário. Além disso, nem sempre é possível
trabalhar em casa com eles. A situação da família deve ser levada em consideração
(se os pais fizerem um teletrabalho, se estiverem infectados pelo COVID-19
....).
Exercício. Não se deve esquecer
que essas crianças precisam fazer atividade física, antes de realizar tarefas
escolares pela manhã, isso as ajuda a melhorar os cuidados e a evolução clínica
do distúrbio (Muñoz, et al. 2019), bem como a condição habilidades físicas e
motoras e diminui a inquietação (Suárez-Manzano, Ruiz-Ariza, López-Serrano e
Martínez, 2018). É interessante se beneficiar das TIC para motivar a atividade
física graças ao incentivo que eles fornecem, usando videogames ativos
(Beltrán, Beltrán, Moreno, Cervelló e Montero, 2012).
Nutrição. Devemos manter uma
dieta saudável e fazer as cinco refeições recomendadas. Nessas crianças,
recomenda-se que seja rico em ácidos ômega 3 e 6, triptofano, zinco e vitamina
B6 (Torres, 2013).
Conhecimento e Informações são as
nossas maiores aramas contra esse vírus!!
Suedem A. Medeiros
Psicanalista CRTH-BR
5.723
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