TDAH - Parte III



TDAH em crianças: como tratá-los durante o parto pelo COVID-19?

 

No contexto atual, como conseqüência do confinamento pelo coronavírus, toda a população está experimentando uma série de emoções com alta intensidade, nervosismo, agitação ou tensão. Essa situação deixa muitos pais com dúvidas sobre o TDAH em crianças, como tratá-los e como ajudá-los a gerenciar suas emoções.

 

 

 

O que é TDAH em crianças?

O TDAH é conhecido como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e é caracterizado pelo aparecimento inadequado de excesso de atividade motora. Também está associado a dificuldades em inibir o comportamento impulsivo e manter a atenção, que são gerais em todos os contextos.

 

Como o COVID-19 afeta crianças com TDAH?

A crise do coronavírus não afeta apenas a população adulta, as crianças também a sofrem e mais aquelas diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O confinamento para essas crianças e suas famílias significa não apenas ficar isolado em casa, mas interromper as ajudas psicopedagógicas, psicológicas e as atividades esportivas que recebem semanalmente.  Isso pode agravar os sintomas do distúrbio, como:

Distração.

Eu esqueço as coisas necessárias.

Dificuldades nas tarefas escolares.

Dificuldade para pensar antes de agir, interromper e se intrometer.

Comportamentos inadequados.

Alguns pais acostumados a lidar com o TDAH em crianças, que sabem como tratá-las e ajudá-las, podem achar que as restrições que foram adotadas para combater o coronavírus tornam seus filhos mais agressivos e mais difíceis de aceitar as regras e as tarefas.

 

 TDAH em crianças: como tratá-los em tempos de coronavírus

Há muitas famílias que se perguntam "Como posso ajudar meu filho com TDAH?". A razão é que, apesar de estar acostumado aos efeitos do TDAH em crianças, saber como tratá-las nas condições especiais existentes no momento não é tão fácil para elas. Para mitigar os problemas que você pode enfrentar durante o confinamento, é aconselhável manter rotinas diárias e estabelecer uma vida saudável para toda a família, como:

 

Descanse necessário. Levantar-se e ir dormir ao mesmo tempo, pois algumas dessas crianças podem ter problemas para dormir, portanto, é importante continuar mantendo a higiene do sono. Para facilitar o descanso, eles podem fazer uma atividade mais calma no final do dia (por exemplo, ouvir música relaxante, um banho quente) (Eddy e Ugarte, 2011).

Higiene. É importante vestir e manter hábitos de higiene. É hora de reforçarem esses hábitos, como lavar as mãos, conforme indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2010). Para fazer isso, você pode jogar o jogo Coronavirus Santana (2020), que consiste em pintar um coronavírus no torso de cada mão e apagá-lo durante o dia.

Cronograma. Da mesma forma, estabeleça um cronograma para realizar as atividades da escola. O tempo de atenção dessas crianças deve ser levado em consideração, pois elas podem gastar cerca de 15 a 20 minutos realizando tarefas, mas precisam de cerca de cinco ou dez minutos de descanso (por exemplo, ir ao banheiro, beber água). ...) A Técnica Pomodoro (citada em Garza, 2016, p. 13) pode ser usada como Innutrition (2015) indica. Lembre às famílias que, antes do parto, seus filhos tinham ajuda externa ao realizar tarefas escolares com profissionais externos que eles não têm agora. Portanto, sua tarefa como pais é acompanhar os filhos na realização das atividades, mas não conforme necessário. Além disso, nem sempre é possível trabalhar em casa com eles. A situação da família deve ser levada em consideração (se os pais fizerem um teletrabalho, se estiverem infectados pelo COVID-19 ....).

Exercício. Não se deve esquecer que essas crianças precisam fazer atividade física, antes de realizar tarefas escolares pela manhã, isso as ajuda a melhorar os cuidados e a evolução clínica do distúrbio (Muñoz, et al. 2019), bem como a condição habilidades físicas e motoras e diminui a inquietação (Suárez-Manzano, Ruiz-Ariza, López-Serrano e Martínez, 2018). É interessante se beneficiar das TIC para motivar a atividade física graças ao incentivo que eles fornecem, usando videogames ativos (Beltrán, Beltrán, Moreno, Cervelló e Montero, 2012).

Nutrição. Devemos manter uma dieta saudável e fazer as cinco refeições recomendadas. Nessas crianças, recomenda-se que seja rico em ácidos ômega 3 e 6, triptofano, zinco e vitamina B6 (Torres, 2013).

 

Conhecimento e Informações são as nossas maiores aramas contra esse vírus!!

 

Suedem A. Medeiros

Psicanalista CRTH-BR 5.723


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